acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Buriti

conteúdo principal
conteúdo principal

História


A vila Buriti do Norte foi fundada em 1964 e mantinha ligação histórica com a cidade de São Sebastião do Tocantins, "sua cidade-mãe". Em 1989 com a instalação do Estado do Tocantins e por força do Decreto Legislativo nº 01 publicado no D.O/TO, do dia 1 de janeiro a vila foi elevada a categoria de município e denominada Buriti do Tocantins.


O povoado “Buriti” foi assim nomeado devido a um considerável número de Buritizeiros que tinha na região e, principalmente, nas margens da vicinal que ligava o povo ao município de São Sebastião. Após o desmembramento do município de São Sebastiao do Tocantins, o Decreto Nº 01/89, no seu Artigo 4º deu nome à nossa querida cidade: Buriti do Tocantins. A Lei Estadual Nº 10.424 de 3 de janeiro de 1988, deu emancipação política ao Distrito de Buriti, com o topônimo de Buriti do Norte, desmembrado do município de São Sebastião do Tocantins, no seguinte ano foram convocadas eleições gerais para dia 16 de abril. 


O município foi instalado no dia 1º de junho de 1989 com a posse do primeiro prefeito e da câmara de vereadores.

 

O município limita-se ao norte com São Sebastião do Tocantins, sua cidade mãe; ao sul com o município de Augustinópolis; ao leste com o município de Sampaio e o estado do Maranhão, neste ponto tendo como divisão as águas do Rio Tocantins; e a oeste com o município de Araguatins.


Evolução Histórica, Urbanização e Ocupação do Campo.


Antes mesmo de se tornar município, o território de Buriti do Tocantins, hoje pertencente a região denominada do Bico do Papagaio, também foi palco de intensos conflitos agrários com a chegada de grileiros de terras vindos do Pará e Goiás. 


O Bico do Papagaio, foi marcado por acirrados conflitos pela posse da terra durante as décadas de 70 e 80, opunham-se de um lado os trabalhadores rurais da região noroeste do país que chegaram a partir da década de 50 em busca de terras devolutas e de outro lado fazendeiros e investidores da região centro sul do país, motivados pelos incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal como forma de promover a ocupação da Amazônia.


Durante este período, a grilagem, a expropriação violenta das famílias, as perseguições e assassinatos dos posseiros foram práticas corrente. Em função destes acontecimentos, a população de nossa região passou a se organizar transformando numa das regiões do Estado com maior poder de mobilização e de articulação, capaz de enfrentar problemas, não somente do ponto de vista das organizações da sociedade civil, mas também nas questões de organização da produção.  A maioria dos agricultores familiares produzem os alimentos básicos como a atividade econômica principal (arroz, feijão, milho e mandioca) também trabalham na bovinocultura de dupla aptidão e extrativismo, especialmente do babaçu. 


Buriti hoje tem três assentamentos Rurais (PA Sossego, PA Boa Sorte e PA Canaã), com 110 famílias assentadas. É sede do Povoados: Vila União, Barro Branco e do Distrito de Ferreirópolis, popular Centro dos Ferreiras. Ações do executivo municipal no ano de 2007, fizeram surgir o Bairro Buriti Novo, às margens da TO-201, aumentando significativamente os domicílios urbanos.


 

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.